quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Saboeiro rumo ao selo unicef realiza escolha do seu Prefeito Mirim




Na manhã deste dia 06 de Setembro, foi realizada a escolha do Prefeito Mirim nde Saboeiro. A escolha do Prefeito Mirim é uma estratégia de exercer a cidadania infanto juvenil, introduzindo nas crianças o desejo da participação cidadã, da consciência política e oportunidade de expressar seus desejos e necessidades. Através da participação social os municípios têm mais oportunidade de envolver crianças e adolescentes na luta pelos seus próprios direitos bem como de envolver a comunidade efetivamente. O Unicef apóia essas iniciativas.




A Articuladora do Selo no nosso município, Wilna Maria Braga de Castro Cavalcante, falou da importância da conquista do mesmo, ressaltando que a participação do Gestor Municipal é essencial nesse processo, e que somente agora Saboeiro tinha um gestor interessado na conquista do selo, pois é a primeira vez que o município está inscrito.





Concorreram ao título de Prefeito Mirim, alunos previamente eleitos nas escolas municipais da sede e distritos. O candidato eleito com uma maioria significativa de votos foi o representante da Escola Municipal Manoel Gonçalves dos Santos, Natan Xirraz Alencar Paulino. Natan tem 10 anos e estuda a 5ª Série do Ensino Fundamental. Ana Rayara Gomes do Distrito Malhada, foi eleita a Vice-Prefeita Mirim, e Dayse Trajano da Silva ficou como Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Mirim.




O Prefeito Municipal, Dr Marcondes Ferraz, elogiou muito a desenvoltura do nosso Prefeito Mirim, e brincou: "Ser prefeito não é fácil, não, Natan!". Dr Marcondes parabenizou ao Natan, único homem na competição, e às demais concorrentes, falando da importância da formação do cidadão participativo desde a infância. Na foto, Dr Marcondes ao lado de Natan. As demais fotos estão no Site Oficial da Prefeitura Municipal.





O discurso do Prefeito Mirim




"Bom dia! Meu nome é Natan Xirraz Alencar Paulino de Brito, estudo na escola Manoel Gonçalves dos santos, faço o 5º Ano. No ano de 2010 fui eleito o Prefeito Mirim de minha escola, ganhei com 80 votos, e hoje estou aqui sendo candidato a Prefeito Mirim do Município de Saboeiro, e pretendo ganhar. Em primeiro lugar quero agradecer a Deus, pela força que me dá, em segundo lugar a presença da Comissão Pró-selo Unicef, que está levando saboeiro rumo ao Selo Unicef, terceiro e último, à Educação, que me traz hoje aqui. Então, vamos falar do que interessa:


-Pretendo, na parte da educação, fazer aulas extra-classe, como visitas a museus, bibliotecas e locais históricos;


- Pedirei ajuda ao Conselho Tutelar, para que venham de duas a três vezes por mês na escola;


- Reforço escolar nas disciplinas de português e matemática;


- Projetos que venham a favorecer a aprendizagem dos alunos, formação de líderes de sala, enfim, criar ações que tragam o desenvolvimento do aluno dentro e fora do ambiente escolar.




Na parte do esporte, incentivar as práticas esportivas, como: futebol, voleibol, handebol, basquete e e outro; promover campeonatos interclasses, mini-olimpíadas, e diversos tipos de brincadeiras, além de aulas práticas de educação física.




Na Cultura, implantar o cine-clube, onde os alunos possam assistir vários filmes, resgatar brincadeiras populares, oficinas culturais de artesanato, gincanas, exposições de desenho e pintura, formação de grupos de dança e teatro infantil, e outras atividades, como o embelezamento da escola com painéis e murais.




Agora vem a parte social: pretendo fazer campanhas que tragam desenvolvimento ao ambiente escolar, como: campanhas da dengue, reciclagem do lixo, grupos de discussão sobre preconceito e inclusão social, campanhas de prevenção contra gravidez precoce e drogas.




Vamos falar sobre a saúde, que é muito importante na nossa vida. Pretendo implementar tratamento bucal para alunos que tem necessidades especiais e prestar assistência familiar; pretendo passar nas farmácias de minha cidade uma vez por semana, pedindo doações de medicamentos para minha escola; promover palestras falando sobre a saúde nos bairros e comunidades.




Pretendo também promover palestras, debates, manifestações e parcerias com diretores de outras escolas, e buscar avaliar de diferentes formas o processo de aprendizagem dos alunos.




Quero agradecer a tenção de cada um de vocês. E tenho orgulho de dizer que fui educado pelos meus pais e minha escola, e minha escola. Não poderia deixar de citar minha diretora, Antonia Maria de Oliveira Carmo, mais conhecida como Bia. Foram meus pais, Francisco Jotemir Paulino e Maria Gorete Alencar, que me ensinaram a ser educado, simpático, honesto e responsável. Obrigado!"


Fonte: Blog Saboeiro Rumo ao Selo Unicef- saboeiroselounicef.blogspot.com

2 comentários:

  1. ``Aecia ,muito obrigado,pois vc é estrela de todos os dias,bjss.´´Natan

    ResponderExcluir
  2. ``Aecia, obg pois não só eu sou a estrela todos voçes fazem parte !

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!