quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Saboeiro na luta contra as drogas através do PSE

DROGAS: UM PROBLEMA DE TODOS

A realidade das drogas, que antes pertencia apenas às grandes metrópoles, vem rompendo todas as fronteiras e se infiltrando nos municípios de pequeno porte, como é o caso de Saboeiro. Diante do avanço desenfreado desta problemática, a Secretaria Municipal de Saúde de Saboeiro, em parceira com o Ministério da Saúde, percebeu a necessidade de elaborar um projeto específico para desenvolver ações de prevenção ao uso indevido de drogas. No mês de maio foi realizada uma capacitação profissional para as equipes da Estratégia Saúde da Família, com o psiquiatra Dr. Arão Zvi Pliacekos com a psicóloga e coordenadora do projeto Dra. Natalia Nascimento, a fimde promover a atenção integral em saúde aos dependentes químicos. Atualmente a psicóloga Dra. Natalia Nascimento, em parceira como núcleo de promoção da saúde de Saboeiro, vem realizando “rodas de conversa” com os alunos do Ensino Médio, com o objetivo de ajudar na prevenção, provocar interação com público jovem, oportunizar um espaço para a reflexão, colocar o tema em debate e chamar a atenção para os riscos e consequências do uso de drogas.Por fim, esse projeto se configura como uma grande possibilidade de alcançar – por meio de estratégias de sensibilização, comunicação e conscientização - toda a população do município de Saboeiro sobre os perigos do uso das drogas, alertando de que se trata de um problema de saúde pública que pode e deve ser prevenido. Saboeiro diz não às drogas e sim à vida!


Fig. 1: capacitação profissional com psiquiatra Dr. Arão Zvi Pliacekos

Fig. 2: roda de conversa com a psicóloga Dra. Natalia Nascimento

Soltando o verbo: Nosso blog parabeniza a Secretaria Municipal de Saúde e a equipe do Programa Saúde na Escola, que vem trazendo para debate nas escolas questões de suma importância e urgência, como a questão do álcool e drogas. Nossa juventude está totalmente exposta ao grande mal do século. Aqui já reina, além da maconha, a cocaína e a pedra maldita, o crack. Os pais estão preocupados com o avanço das drogas, a sociedade fica mais exposta à violência. Precisamos muito dar esse salto qualitativo, combater o tráfico de drogas aqui na cidade, a venda e consumo livre de bebidas alcóolicas por menores de idade, e para isso é preciso investir em informação, atividades ligadas ao esporte e cultura, e nosso município vem dando passos significativos nesse sentido.



Um comentário:

  1. MUDANÇA DE DOMÍNIO
    .
    Gostaria que você mudasse o domínio do Blog São Gonçalo Notícia no seu blog, para que nossa parceria continue e minhas notícias cheguem no seu blog atualizadas.
    .
    É muito simples você exclui o atual domínio http://sganoticas.blogspot.com/
    .
    em seguida adiciona o novo domínio:
    http://www.sganoticias.com.br/
    .
    Pronto a nossa parceria está garantida e eu agradeço a você.
    .
    Abraço
    Robério Soares

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!