domingo, 31 de maio de 2009

SABOEIRO NA TV

A TV Record exibiu ontem, dia 30 de Maio, através da TV Cidade, no Programa Riquezas do Ceará, um abrangente documentário sobre a pequena Saboeiro. Durante os quarenta minutos do Programa, pudemos ver as belezas, os problemas de infraestrutura, as conquistas... O programa foi muito bem editado, e os saboeirenses que assistiram certamente ficaram emocionados, com a forma clara e sincera com que o repórter mostrou nossa realidade. As imagens impressionam...especialmente as que mostraram a dura realidade da fome, e da falta de infraestrutura no bairro mais pobre da cidade. É uma realidade vergonhosa, mas que precisou ser mostrada. Os dados vergonhosos do índice de analfabetismo, a posição no quadro de cidades com menor IDH- Índice de Desenvolvimento Humano, que antes já foi publicado aqui no blog, fazem parte das páginas menos privilegiadas da história de Saboeiro.

Por outro lado, nos causou satisfação mostrar os avanços na educação, com a implementação de um novo programa de alfabetização; a chegada da fábrica de esculturas do artista plástico Pedro Carmo, que trouxe empregos e prestígio pra cidade; e o sucesso do premiado produtor, roteirista e diretor do curta metragem "Caldeirões do Padre", Jotemir Paulino, que já deu início aos trabalhos para a continuação do primeiro filme, que tenho certeza, fará o mesmo sucesso ou mais que o primeiro. Emocionante foi ver também o casal Francisco Caboclo e a esposa, que estão juntos há 84 anos. Ele com 102 anos e ela com 101 anos, residem no Distrito Flamengo, gozam de muita saúde e constituiram uma bela e numerosa família.
Quero parabenizar as pessoas que participaram da reportagem, que se conduziram muito bem na retratação de nossa realidade histórica, social e cultural.

Esse espaço fica aberto pra você que assistiu o programa registrar sua opinião sobre a reportagem, e para você que não assistiu, mas desja se manifestar pelo que ouviu dizer dos que assistiram. Também, para as pessoas que conheceram Saboeiro através da reportagem.

A mídia é um importante veículo de divulgação...a população daqui pode atrair mais a mídia pra cá, porque assim, os nossos governantes vão querer aparecer e pousar de "bons moços", fazendo algo para que nossa cidade vença os desafios e, principalmente, reverta o seu quadro de analfabetismo e aumente consideralmente o o seu IDH. Particularmente, eu acredito que nos próximos quatro anos teremos um prefeito comprometido com essa causa...espero que assim seja. Se não for, o blog está aqui pra ser usado em benefício de nossa gente, de nossa cidade.
Espero conseguir algumas fotos produzidas pela equipe de reportagem do Riquezas do Ceará ou pelas pessoas que participaram da filmagens pra divulgar aqui no blog.

Um comentário:

  1. alequessandre BHte - MG2 de junho de 2009 00:34

    adorei sua atitude de mostrar a beleza da nossa cidada, e o mundo saber q existe um paraisso escondido. parabéns!

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!