segunda-feira, 9 de junho de 2008

O CARTÃO POSTAL DA CIDADE: UMA FONTE VIÁVEL DE DESENVOLVIMENTO













TURISMO: A SAÍDA PARA TIRAR SABOEIRO DO ANONIMATO NACIONAL E DESENVOLVER O MUNICÍPIO E REGIÃO



Saboeiro tem um paraíso deserto, desconhecido, que se fosse explorado turisticamente, constituiria uma importante ferramenta para que a cidade, enfim, tomasse um impulso para sair da inércia do subdesenvolvimento. Incrustada numa região sertaneja, de clima quente, semiárido, onde a paisagem muda constantemente, de um belíssimo e explendoroso verde, para o cinza característico da caatinga em época de estiagem, Saboeiro fica próximo de cidades que, também possui potencial turístico, e poderia perfeitamente ser incluída num roteiro turístico que abrangeria várias cidades da região do sertão cearence e Cariri. Certamente, tenho em mente a elaboração de um projeto de inclua Saboeiro como parte integrante dessa região tão interessante para turistas e pesquisadores.

CONHEÇA NOSSO PARAÍSO


Como já relatei numa postagem mais antiga, os caldeirões é um lugar místico, cheio de lendas, de segredos e mistérios. Sua profundidade em alguns pontos é desconhecida. As formações rochosas submersas escondem passagens secretas, que só foram conhecidas por um padre holandês que habitou aqui muito tempo. Mergulhador hábil, ele se encantou com os caldeirões, e diariamente passava horas mergulhando naquelas águas. Dizem que ele descobriu uma sala secreta, onde através de uma passagem estreita se chega a um espaço amplo, seco, com uma entrada de ar...nesse local, não visto por fora, ele guardava coisas, que ainda devem estar lá, inclusive vinhos importados. Além do padre, a única pessoa que sabia chegar nesse local era um pescador, muito amigo dele, e ambos já são falecidos. O padre chegou a construir numa enorme pedreira uma capela, em honra a N. Sra. de Fátima, cumprindo uma promessa na ocasião em que quase morreu afogado lá, ainda na sua juventude. Já teve até um casamento nessa capela. Mas hoje ela não existe mais, foi destruída por vândalos. Os pescadores contam muitas histórias...Há muitos mitos em torno do local, que já foi palco de muitos encontros amorosos, e até de um crime no passado. Esse local merece ser visitado, apreciado e preservado.














OPÇÕES DE TURISMO EM SABOEIRO E IMEDIAÇÕES


Nas proximidades, temos diversas opções de turismo:

  • o turismo religioso da cidade de Juazeiro do Norte, com as peregrinações em honra ao Padre Cícero;

  • o turismo científico da cidade de Santana do Cariri, onde está um dos maiores sítios paleontológicos do mundo, com fósseis em destaque pela sua excelente qualidade;
  • o turismo ecológico com a reserva ambiental da cidade vizinha de Aiuaba, onde está a segunda estação ecológica do Ceará para preservação da caatinga arbórea (vegetação alta), cujas características da bio diversidade e das paisagens são únicas no planeta, tornando o bioma um raro laboratório para os pesquisadores em todo o mundo;
  • Temos em Assaré, o museu Patativa do Assaré, um dos grandes nomes da poesia cearence e maior poeta popular do Brasil;
  • e em Saboeiro, um paraíso chamado Caldeirões, lugar de imcomparável beleza natural no leito do Rio Jaguaribe.




Todas essas cidades têm condição de serem exploradas no chamado turismo rural, se forem devidamente preparadas para esse fim, bem como a exploração dos artesanatos locias e a culinária típica.

O EGOISMO DE QUEM PODE FAZER ALGUMA COISA E NÃO FAZ....

Mas nosso pequeno paraíso é pouco visitado até pelos moradores do local. Isto porque lá não há nenhum alimento ou bebida à venda. O local está realmente deserto, e com o acesso mais dificultado. Não é distante da sede, mas para quem não tem um transporte, é uma boa caminhada. Havia um atalho que reduzia muito o percurso, mas o dono das terras próximas ao rio, julgou-se no direito de cercar o terreno até praticamente dentro do leito do rio,impedindo a passagem dos que circulavam por ali. Esse proprietário é um homem de posses, rico, que habita em outro Estado. Enxergando apenas o lucro, ele fez um investivento alto, instalou energia em caráter particular bem próximo ao local onde as pessoas se banham nos Caldeirões, construiu um restaurante, até uma escada facilitando a descida dos banhistas até a margem, com bica e até uma parte onde se faziam festas e confraternizações. Acontece que, várias pessoas tentaram, mas não conseguiram mantê-lo aberto por muito tempo, devido o alto custo do aluguel e da energia elétrica que é particular (só aí já seria uma quantia em torno de R$ 600,00). É um valor alto pra quem tem que tirar do movimento do bar, além das despesas e ainda ter algum lucro, porque o local é pouco visitado, e a renda dos moradores não é suficiente. Então, o dono prefere manter fechado, sofrendo depredações de vândalos, a permitir que alguém tome conta do local apenas pagando a energia, que seria uma forma de manter o local frequentado e o prédio não ser destruído. Pichado e abandonado, o local é o símbolo que que falta vontade de ver a cidade crescer. A própria prefeitura poderia também alugar o local, e dar pra alguém tomar conta, se tivesse vontade política de ver o município se desenvolver.

11 comentários:

  1. Olá Aécia. Gostei do seu blog. Faz mais por sua cidade que os órgãos oficiais de turismo. Sugestões:
    1. Crie seções para que a página não fique grande e obrigue o leitor a rolar uma "imensidão" de texto.
    2.Padronize a fonte e a cor dos textos, bem como o tamanho da fonte. Crie um padrão para os títulos e outro para o corpo do texto.
    3.Evite o uso desnecessário do negrito que passa a impressão que se está gritando com o leitor.
    4.Procure fazer uma postagem ou duas por semana para que quem voltar ao blog encontre novidades.
    5.Vc tem muito material para descobrir e publicar para enriquecer o blog. Biografias, entrevistas com personalidades e gente do povo sobre estórias da região, sobre a história e dados técnicos das construções, locais de lazer, etc.
    6.Divulgue os eventos, horários,preços, bem como pequenos mapas de como se chegar por trilhas nos locais de lazer e turismo.
    7.Endereços e telefones úteis. Lazer, Festas típicas, hospitais,farmácias,consultórios,repartições públicas, restaurantes,lanchonetes, etc.
    8.Linhas de ônibus que ligam Saboeiro a Fortaleza e a outros municípios e distritos, com nome e telefone da empresa, horários,freqüência e preços e tempo de viagem além das distâncias do município para outros lugares.
    9.Coloque o máximo de fotos, se possível crie um padrão de tamanho. Descreva o que há na foto.Faça "closes" dos detalhes arquitetônicos, da flora e da fauna, dos personagens, do folclore, conte a origem das histórias, das estórias e das lendas.
    10. Liste as pessoas interessantes da sociedade, autoridades, literatos, e outras figuras importantes da cidade. Filhos ilustres que estão fazendo sucesso em outros lugares.
    11. Vá contando em post semanais ou quinzenais, as origens da criação do município, o significado e origem do nome Saboeiro. Mapa de localização no Estado...
    Ufa! Como vc vê, tem muito trabalho que irá lhe gratificar e fazer seu blog mais informativo. Não faltarão assuntos para lhe ocupar durante muito tempo.
    Saudações
    Mesquita

    ResponderExcluir
  2. Oi Aecia, bom dia!!!!
    Fiquei muito contente em ver que em nossa cidade tem alguem que se interessa em vê-la crescer e mostrar suas belezas naturais. Sem dúvida nenhuma Saboeiro poderia ser incluido em um Roteiro Turístico. Os caldeiroes são, sem duvida nenhuma, um dos mais belos lugares da nossa região e acredito que se houvesse mais divulgação e interesse por parte dos politicios aí de Saboeiro as coisas seriam bem diferentes!! Meus parabens e continue com o seu blog divulgando o que há de bom e mantendo a sua crítica construtiva!
    Um grande abraço!!!
    PS: Adorei as fotos dos caldeirões!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Manoel N. de Olinda (Roriz)17 de junho de 2008 13:22

    Oi Aecia, bom dia!!!!
    Fiquei muito contente em ver que em nossa cidade tem alguem que se interessa em vê-la crescer e mostrar suas belezas naturais. Sem dúvida nenhuma Saboeiro poderia ser incluido em um Roteiro Turístico. Os caldeiroes são, sem duvida nenhuma, um dos mais belos lugares da nossa região e acredito que se houvesse mais divulgação e interesse por parte dos politicios aí de Saboeiro as coisas seriam bem diferentes!! Meus parabens e continue com o seu blog divulgando o que há de bom e mantendo a sua crítica construtiva!
    Um grande abraço!!!
    PS: Adorei as fotos dos caldeirões!!!!!
    Manoel Natarroriz de Olinda (Roriz)
    Familia Olinda de Saboeiro

    ResponderExcluir
  4. Que coisa LINDAAAA!!
    ISSO É UM PARAISO!!
    PARA MIM UM VERDADEIRO COLIRIO!!
    MEUS OLHOS ABSORVERAM,FOI
    DIRETO PARA O MEU CORAÇÃO!

    ResponderExcluir
  5. charles disse...poxa Aécia um shou de bola esse seu blog,com acontecimentos e fotos atuais,para nós que moramos distantes é uma exelente forma de matarmos as saudades e tambem divulgarmos nossa Saboeiro para os que não a conhecem.PARABENS.

    ResponderExcluir
  6. Aécia, o Blog está muito bom, sófalta
    vc criar páginas para cada assunto, pois tudo junto fica um pouco bagunçado, mas mesmo assim achei muito legal e acho que dia a dia vc vai melhorar mais esse BLOG.
    Raça de saboeirense garota, você vai longe e todos vão te elogiar.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Aécia, o Blog está muito bom, sófalta
    vc criar páginas para cada assunto, pois tudo junto fica um pouco bagunçado, mas mesmo assim achei muito legal e acho que dia a dia vc vai melhorar mais esse BLOG.
    Raça de saboeirense garota, você vai longe e todos vão te elogiar.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi querida, bom dia!!!
    Parabéns pela iniciatividade. Continue com sua luta, você terá sucesso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. fico orgulhoso de ver uma pessoa tão patriota como vc aécia,continue assim firme,e nos saboeirences e simpatizantes devemos seguir seu exemplo,falar a realidade de uma cidade espetacular que vive no anonimato,bjão amiga!!!

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!