terça-feira, 3 de junho de 2008

A ARVORE QUE DEU ORIGEM AO NOME DA CIDADE DE SABOEIRO


Sapindus saponaria L.
Sinon.: Sapindus indica Pir., Sapindus marginatus Wild., Cupania saponaria Pers.
Família: SAPINDACEAE
Outros nomes comuns: pau-de-sabão, saboneteiro, sabão-de-macaco, sabonete-de-soldado, jequitinhaçu, fruta-de-sabão, sabão-de-soldado.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 4 a 9 m de altura. Ramos jovens com pilosidade curta, esbranquiçados, glabros quando velhos, castanho-estriados, com lenticelas. Folhas alternas compostas, imparipinadas, pecioladas; com 7 a 9 folíolos, curto peciolados, oblongo-lanceolados, ápice agudo, membranáceos, apresentando a face inferior mais pálida, com poucos pelos curtos e com nervuras proeminentes; face superior glabra, brilhante. Inflorescências em panículas terminais, com muitas flores curto-pediceladas, brancas e pequeas. Frutos com carpelos individualizados, formam um fruto multigloboso, amarelados quando maduros, com cerca de 2 cm de comprimento. Sementes globulosas não ariladas, pretas e duras.


OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS
Espécie originária da América tropical e subtropical. No Brasil ocorre desde o Pará até o Rio Grande do Sul.

USOS POPULARES
A casca, a raiz e o fruto são utilizados na medicina popular como calmante, adstringente, diurético, expectorante, tônico, depurativo do sangue e contra a tosse. Os frutos servem para a lavagem de roupas, por possuirem saponina (substância com propriedades similares às do sabão). Além disto, é utilizada na arborização urbana.

Flor: Maio a junho
Fruto: Julho a dezembro

pesquise no site:
www.vivernatural.com.br

4 comentários:

  1. Manoel N. de Olinda17 de junho de 2008 13:41

    Parabens Aécia, bem lembrado!!!!
    Eu, particularmente, não sabia que o nome de nossa cidade se originou dessa arvore!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olha adorei entrar em seu Blogger muito linda sua iniciativa mostrar um pouco para o resto do brasil sua cidade pois e encantadora e muito linda parabens mesmo pode ter certeza que o dia que eu for passear no brasil vou fazer questao de passar por ai para conhecer um pouquinho desse nosso brasil tao lindo...... Cidade encantadora de pessoas como vc se tornam ainda mais linda bjs parabens

    ResponderExcluir
  3. Amiga,adorei sua cidade,tão pitoresca,com suas lendas, mistérios,encantos e histórias.
    Amo a natureza!!amei saber sobre a arvore que dar nome a sua cidade.
    E tiro o chapéu para vc,que representa muito bem ela!!!!
    MINHA DICA É PQ NÃO SE CANDIDATA A PREFEITA!!!?TENHO CERTEZA QUE SABOEIRO NUNCA MAIS SERIA O MESMO!!
    E como vc,deve ter muita gente que se importa com ela e não está satisfeito.DIZER QUE GOSTEI DO SEU BLOG,É MUITO POUCO,PQ ELE É TÃO ENCANTADOR,QUANTO VC!!!BJOSSS...NO CORAÇÃO!!!.....TE GOSTO DE MONTÃO!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da explicação,mas experimentei asemente ,quebrei e comi ,claro q fui experimentando aos poucos,e gostei , gostaria muito de receber informações s/ propriedades da semente,na verdade ,acho que as sementesv são aquelas duas saliencias,e o conteudo dentro da parete brilhante e escura,deve ser uma castanha.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!